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 Dicas Para Ser Um(a) Bom "Pendura"...

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Luís João
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Luís João


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MensagemAssunto: Dicas Para Ser Um(a) Bom "Pendura"...   Dicas Para Ser Um(a) Bom "Pendura"... I_icon_minitimeSáb 6 Nov 2010 - 23:29

Dicas Para Ser Um(a) Bom "Pendura"...

Artigo extraído de um outro fórum motociclista




Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.

Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca :
O PENDURA É CARNE MORTA!

Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor!



1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de "perna curta", ou se a moto está carregada.

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha atrás.

3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer : "Olha que já não vejo nenhuma moto!"

4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

5. Igualmente, é o navegador da equipa.

6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.

7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.

8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.

9. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.

10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.

11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no depósito.

13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...

14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.



Esperemos que depois de lerem este artigo comecem a haver mais e melhores penduras...



Um abraço e bons passeios... (talvez até como pendura Cool )...
Luís João cheers
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