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 Dicass dos mais experientes para circular em segurança...

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MensagemAssunto: Dicass dos mais experientes para circular em segurança...   Dicass dos mais experientes para circular em segurança... I_icon_minitimeQua 10 Nov 2010 - 19:40



Tendo em consideração o número de “neófitos” que integram as nossas fileiras, parece-me avisado que os mais “velhos” de entre nós se cheguem à frente e tentem partilhar a experiência e saber acumulados, afim de que dentro do possível se evitem aqueles erros mais comuns que a todos já sucederam.

Vou começar a enumerar alguns dos conselhos que me foram transmitidos e os traquejos que fui desenvolvendo ao longos dos anos. Conto com todos vós para fazer crescer esta lista do que se deve ou não fazer em duas rodas.


PARADOS, que é como se começa...:

O arranque

Fazer uma verificação mental antes de partir, para não esquecerem nada:

* Cadeado de disco,
* Top-case fechada,
* Regulação dos espelhos,
* Corte de ignição,
* Ponto-morto,
* Luzes acesas,
* Capacete apertado,
* Blusão fechado,
* Nada esquecido no banco de trás,
* Descanso lateral.

Um esquecimento pode custar caro (um cadeado de disco esquecido pode custar um disco empenado ou uns bombitos danificados) ou ser perigoso (regular um espelho deslocado ou tentar fechar o blusão em andamento).
Podem ainda encontrar-se perante situações de difícil solução: imaginem-se com uma moto pesada estacionada no passeio com um cadeado de disco. Podem avançar o suficiente para que a roda da frente desça o passeio e então bloqueia. É impossível recuar por causa do passeio, e também não conseguem recolocar o descanso...não se estejam a rir! É queda garantida, a menos que tenham pernas telescópicas ou uma alma caridosa que vos ajude!
Considerem desbloquear a direcção ANTES de montar na moto (em caso de desequilíbrio, é mais fácil “agarrá-la” se o guiador estiver livre).
Não virem o guiador antes de assentar esses rabos no selim! ( o descanso pode saltar).
O estacionamento

Ao parar, ter um especial cuidado na forma de aparcar:

* Evitem aparcar uma moto pesada de tal forma que sejam obrigados a recuar com ela para sair ( tipo estacionar de frente numa descida com a roda da frente contra uma parede ou a borda do passeio). De início faz-se mais isto do que se pensa...
* Coloquem o descanso lateral completamente parados, depois de ter virado completamente a direcção e só depois de ter a moto assente no descanso lateral procedam ao bloqueio da direcção (nunca virar o guiador com a moto já assente no descanso).
* Se virarem a direcção para a direita antes de colocar o descanso lateral, deixem sempre a moto engatada (o descanso salta com mais facilidade com o guiador virado para a direita).
* Tenham em conta a natureza do solo onde vão pousar o descanso lateral (terra: pode chover; asfalto quente: o descanso pode “afundar”; gravilha: não oferece estabilidade; areia: nem comento...). Caso seja mesmo necessário aparcar neste tipo de terrenos, procurem uma pedra chata ou um pedaço grande de tijolo ou madeira que possa servir de base para o descanso.
* Utilizem o descanso central apenas em solo plano e duro. Não encham a top-case e as malas com a moto no descanso central (ás vezes não se consegue fazê-la descer do descanso... eu que o diga!).
* Se estiver vento forte, utilizem de preferência o descanso lateral (é de longe mais estável que o central).
* Não estacionem demasiado perto de outras motos (risco de efeito dominó e dificuldade para sair ou manobrar). Ainda não perdi a esperança de assistir ao fenómeno em frente ao Francês!

Fazer uma verificação mental para não se esquecerem de colocar o anti-roubo, não deixar o capacete ou as luvas pousadas na moto, ou pior ainda AS CHAVES!

* Regra 1: a verificação deve ser repetida do início se tiverem sido distraidos (tipo alguém pergunta as horas ou atender o telélé).
* Regra 2: nunca deixar de fazer uma verificação, sobretudo se estiverem com pressa.
* Regra 3: não efectuar a verificação enquanto se conversa com o (a) passageiro(a).

No arranque:

Travem quando engatarem a primeira: a embraiagem pode colar e um ”salto em frente” não controlado pode ser perigoso, principalmente com passageiro(a).

Sequem ou aqueçam os travões. Não esqueçam que a primeira travagem costuma ser bastante mais fraca que as seguintes (principalmente após a lavagem da moto ou com chuva e tempo frio).

Ganhem o hábito de fazer o primeiro metro muito devagar: se depois de tudo ainda tiverem esquecido o cadeado... evitam estragos maiores.

Tenham particular atenção aos arranques com o motor frio: nos arranques em curva ( stop, semáforo, saída de estacionamento), deem suficiente aceleração ou usem o starter para se certificarem que o motor não se cala a meio da curva a dois Km/h, porque nessa situação o tombo é garantido. Reponham o starter assim que o motor rolar um ou dois Km, para não ficarem admirados com os consumos... para além de que o motor “acelerado” pode fácilmente levar ao bloqueio da roda da frente se tiverem que travar de emergência a 10 Km/h e mesmo em piso seco se a prática de travagem for pouca.
Em caso de emergência, na paragem ou a muito baixa velocidade:

Pé em terra: se tiverem de pôr pé ao chão para recuperar uma queda ou para estabilizar a moto, façam pressão apenas na vertical, nunca lateralmente: esse bom hábito evita que se venham a encontrar esparramados no chão quando o solo é escorregadio (pensem nisso quando param num stop ou semáforo e sobretudo nas bombas de gasolina).Treinem de uma forma sistemática sempre que parem, por forma a que se torne um movimento reflexo.

Tenham também atenção por forma a que o pé não fique em posição que possa ser bloqueado lateralmente (contra uma borda de passeio por exemplo). No caso de uma queda para esse lado, será quase impossível que o calcanhar/tornozelo sobreviva incólume.

Isto já vai longo, e ainda nem rolámos! A partir de agora, nada de verificações mentais! Quando se circula, o que conta são os reflexos e não o “agora vou fazer isto e depois isto e isto...” e quando dão por ela já estão... Pensamentos extra condução ficam reservados para quando se está parado e fora da moto. Reflexos e atenção total ao que se passa á tua volta são a garantia de que as coisas correrão bem!
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