Motard Albicastrense
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Dicas para uma ultrapassagem em segurança

Ir para baixo 
AutorMensagem
insolito
scooter
scooter
insolito


Mensagens : 42
Data de inscrição : 10/11/2010
Idade : 44
Localização : Fundao
A Minha Mota : Susuki GSR 600 k8

Dicas para uma ultrapassagem em segurança Empty
MensagemAssunto: Dicas para uma ultrapassagem em segurança   Dicas para uma ultrapassagem em segurança I_icon_minitimeQua 10 Nov 2010 - 19:41



A ULTRAPASSAGEM

Esta é a manobra mais delicada e perigosa de todas as que quotidianamente executamos, e aquela em que as dúvidas e hesitações conduzem quase sempre ao desastre.

A condição de partida para uma ultrapassagem deverá portanto ser de máxima atenção ao que fazemos e ao que os outros fazem:

* Quando se aproximam do veículo a ultrapassar, devem “mostrar-se” com antecedencia bem á esquerda e sinalizar convenientemente a vossa intenção de ultrapassagem (devem ser usados os indicadores de direcção e não os máximos!).

* Se a viatura a ultrapassar abranda ou trava, a escolha é entre avançar ou abortar a ultrapassagem. Em caso de duvida, escolham sempre abortar. Outras oportunidades mais seguras surgirão para efectuar a ultrapassagem.

* Nunca ultrapassem um pesado ou uma carrinha (ou o que quer que não seja absolutamente transparente) na aproximação de um cruzamento, mesmo que seja apenas um entroncamento á direita protegido por um Stop. Uma viatura pode surgir da direita sem vos ver e sem que vocês a vejam e virar à esquerda se ela achar que tem tempo para o fazer á frente do pesado ou carrinha. Podem ficar frente a frente com ela e sem possibilidade de se desviarem ou sem tempo para travar.

* Não ultrapassem se virem alguém parado num Stop à vossa esquerda. A maioria dos condutores que vira á direita nessa situação olha apenas para o lado esquerdo da via onde vai entrar, e apenas vos verá ao lado do veículo que pretendem ultrapassar quando já tiver virado á direita (e der convosco na sua faixa de rodagem...). Ultrapassar nestas condições só é possivel se a estrada for larga o suficiente para passarem entre os dois veículos ou se virem o condutor do Stop virar a cabeça para a direita (sinal que vos viu).

* Quando ultrapassam um pesado em estrada aberta ou auto-estrada, a deslocação de ar do mesmo desvia-vos com mais ou menos força para a esquerda quando chegam á zona da cabina. Estejam preparados para essa deslocação mas nunca a antecipem, uma vez que a força e o momento exacto em que ela vos atinge são imprevisíveis, e se associada a um vento lateral temporáriamente “tapado” pelo pesado, pode fazer com que sejam literalmente atirados para a faixa contrária ( ou da esquerda, em AE). Os modelos de camiões mais recentes provocam muito menos deslocação de ar que os antigos, graças à sua melhor aerodinâmica.

* Ultrapassar uma fila de viaturas em andamento em estrada aberta, é uma tarefa reservada apenas para os “prós” e para os loucos. Se são “verdes”, esqueçam! Quando ultrapassamos uma fila de viaturas em andamento aceleramos durante muito tempo, e teremos que travar forte durante muito, muito tempo antes de conseguirmos retomar a nossa faixa, tempo a que teremos que juntar o necessário para arranjar uma “aberta” entre dois carros (o que está longe de ser evidente, sobretudo porque o Portuga cultiva o hábito de cheirar o traseiro do vizinho que o precede, mesmo que circule a 120Km/h).

A estimativa desse tempo incomprimível para retornar à faixa é muito delicado, e depende de muitíssimos factores (a mota, a velocidade nossa e da fila, a densidade de veículos na fila, etc.). A título informativo, podem contar com 4 a 8 segundos para o conseguir fazer. É muito tempo e sobretudo muito espaço, se pensarem que em cada segundo a 120Km/h percorrerão 33,4 m (o equivalente a um TIR!), logo terão percorrido de 133,4 a 267,2 m até terem conseguido regressar à vossa faixa.

Serão capazes de aferir em quantos segundos se irão cruzar com a viatura que vem em sentido contrário, enquanto executam uma travagem em força e observam pelo canto do olho as viaturas que ultrapassam para equalizar as velocidades relativas e encontrar um “buraco” para entrar, tudo isto numa situação de stress? È exequível por alguém com experiência que aceita correr os seus riscos, é potencialmente MORTAL para um principiante.

E sobretudo, NUNCA seguir “colado” a um motociclista que ultrapassa uma fila porque não terão visão dianteira suficiente para poderem calcular o que ele irá fazer e quando.

E mesmo que quem vá á frente seja um “pró”, ele não terá tempo de se ocupar convosco e de vos arranjar o espaço necessário. A ultrapassagem a duas viaturas em simultâneo já é uma manobra suficientemente arriscada, portanto deixem a dobragem de filas inteiras para quando tiverem bastantes anos de estrada.

Uma única excepção: podemos ultrapassar uma fila de viaturas paradas, rolando junto delas a 20 ou 30 Km/h (evitem velocidades superiores, sobretudo em cidade, devido ao perigo dos peões que atravessam entre os carros).

Se depois de todo este paleio tentarem fazê-lo com 15 dias de carta, fazem parte da categoria dos loucos (mas isso costuma passar com a idade...se conseguirem sobreviver).
Ir para o topo Ir para baixo
 
Dicas para uma ultrapassagem em segurança
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas para circular em segurança na cidade parte I
» Dicas para circular em segurança na cidade parte II
» Dicas Para Ser Um(a) Bom "Pendura"...
» Dicas Para Passeios Em Grupo...
» Dicass dos mais experientes para circular em segurança...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Motard Albicastrense :: Geral :: Técnicas De Condução...-
Ir para: