Motard Albicastrense
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Dicas para circular em segurança na cidade parte II

Ir para baixo 
AutorMensagem
insolito
scooter
scooter
insolito


Mensagens : 42
Data de inscrição : 10/11/2010
Idade : 44
Localização : Fundao
A Minha Mota : Susuki GSR 600 k8

Dicas para circular em segurança na cidade parte II Empty
MensagemAssunto: Dicas para circular em segurança na cidade parte II   Dicas para circular em segurança na cidade parte II I_icon_minitimeQua 10 Nov 2010 - 19:51



Para circular entre filas

Não passem entre dois carros sem que pelo menos um deles demonstre ter-vos visto (por exemplo, o da esquerda “abre” ligeiramente ao ver-vos aproximar), sem que tenham um espaço á frente dos dois que possam atingir rápidamente com uma boa aceleração, e sem que tenham uma visão suficiente para a frente deles (garanto que é muito desagradável ser surpreendido por uma curva e ter que inclinar para a fazer entre os dois carros, sobretudo sobre as linhas de marcação no alfalto, sob chuva, como já me sucedeu...).

Em vias rápidas e auto-estrada, a técnica da costura é muito eficaz, consistindo em adequar a velocidade a que rolamos por forma a aproveitar alternadamente o espaço entre os carros das duas filas, mantendo-nos desfasados de ambas.

Circulem com um regime motor suficiente para que possam acelerar forte em caso de problema.
Entre filas, é preciso estar sempre preparado para reagir com o máximo de rapidez, circulem com dois dedos sobre a manete de travão e o pé sobre o pedal do travão de trás.
Além disso, não circulem a uma velocidade superior áquela em que se sentem capazes de reagir a qualquer eventualidade. Procurem circular nunca ultrapassando em 20 ou 30 Km/h a velocidade de tráfego.

Comecem pelas filas quase paradas (hora de ponta na AE ou via rápida) e irão ganhando prática de uma forma progressiva.

Não se deve nunca ultrapassar uma viatura que tenha o pisca aceso, mesmo que seja um pisca “esquecido”. Nesses casos é sempre preferível jogar pelo seguro e esperar o tempo suficiente para ter a certeza que é um esquecimento, ou que o condutor se apercebe da nossa presença.

Se seguirem uma outra moto, devem fazê-lo a uma distância segura, não seja necessário efectuar uma travagem de emergência, mas não tão afastados que se perca o efeito de abertura de via: a experiencia demonstra que a maior parte dos automobilistas ficam particularmente atentos ás motos nos 10 seguntos seguintes a serem passados por uma. Devemos sempre que possível aproveitar esse efeito, uma vez que nos permite circular com menor fadiga, fisica e mental.

Se se sentirem fatigados, principalmente após um dia de trabalho, evitem circular entre filas e mantenham-se, a uma distância conveniente e desfasados, atrás da viatura que vos precede (desde que não seja um pesado).

Se existirem mais de duas filas e quiserem ganhar ou perder duas filas de uma vez, tenham em atenção que devem tirar e recolocar o pisca correspondente a meio da manobra. Desta forma, a vossa manobra será tudo menos ambígua. Considerem também que um pisca pode querer dizer “tudo á esquerda” quando se preparam para passar por uma viatura em vias de mudar de fila á vossa direita.

Saber perder tempo é uma virtude

que vos pode salvar a vida. Em determinadas situações podemos deparar-nos com dois perigos potenciais, mas não conseguimos manter ambos no nosso campo de visão. Por exemplo, um furgão de carga descarrega mercadoria do lado esquerdo da rua, obstruindo a visão da passadeira de peões e temos uma prioridade á direita, do outro lado da rua.

Como não podemos olhar para os dois lados simultâneamente, deveremos saber identificar este género de situação em antecipação, e passar a 10Km/h onde normalmente passamos a 50 Km/h, mesmo se depois verificamos que não estava ninguém na passadeira.

Em caso de dúvida é sempre preferível esperar e não a executar, do que tentar anular uma manobra iniciada. Se já começaram a curvar, é preciso assumir, provávelmente com uma super descarga de adrenalina e o risco de cair, mas o risco potencial de tentar voltar à primeira forma é muito superior. Lembro o dito antigo: “devagar, que tenho pressa”. Saibam entendê-lo.

Enquanto estão parados no semáforo

Aproveitem para observar o que se passa á vossa volta, para além daquela moreninha gostosa de top e shorts que atravessa a passadeira na companhia daquela loura que...
Poderão assim antecipar o arranque dos outros, aperceberem-se da velhinha distraída que resolve passar no último momento, aquela mancha de gasóleo do outro lado do cruzamento, precisamente para onde se vão dirigir, etc.

Sentimo-nos absolutamente idiotas quando nos encontramos face a um perigo que poderíamos facilmente ter evitado se tivéssemos estado com atenção o que nos rodeia.

As rotundas

O grande clássico! Regra de base: qualquer rotunda deve ser considerada como uma banheira de gasóleo, principalmente á chuva.

Para entrar numa rotunda, tentem dirigir-se para as faixas centrais o mais possível em linha recta, manterem-se aí o tempo necessário e sair com uma trajectória o mais rectilínea possível em direcção á saída. O gasóleo está sempre acumulado na(s) fila(s) exterior(es), onde circulam os transportes públicos, ao passo que as interiores estão normalmente mais limpas.

Evitem circular depressa nas rotundas: estarão em ângulo tanto mais pronunciado quanto a velocidade a que se deslocam, o que complica as travagens de emergência.

Se tiverem que parar numa rotunda, apliquem a regra do desfasamento e avancem na fila, para evitar que vos entrem pela traseira. A maioria das pessoas não olham em frente nas rotundas, mas ligeiramente para a direita, em antecipação da saída. Tentem portanto posicionar-se do lado direito da vossa fila, por forma a serem vistos mais fácilmente.

Ultrapassar obstáculos

Para os passeios, os carris e as superfícies metálicas em geral, tentem sempre abordá-las o mais perpendicularmente e com o menor ângulo de inclinação possível. Podemos derrapar de frente ou de traseira ao subir um passeio o que, se a moto for alta / pesada significa queda pela certa. Os carris são o pesadelo de qualquer motociclista, principalmente com chuva: os pneus perdem aderência instantâneamente e a queda é inevitável.

As superfícies metálicas, como as tampas de esgoto polidas e as juntas de dilatação dos viadutos, são o terror em curva. A moto na melhor das hipóteses seguramente oscilará fortemente, na pior estaremos no chão antes de dizer “Piu”! Para limitar este fenómeno, e sem saírem da vossa fila de transito, antecipem a viragem, endireitem a moto imediatamente antes da superfície metálica por forma a passar o mais direito possível e de seguida retomem o ângulo de viragem para continuar a curva.

Ninguém vos obriga a manter uma trajectória de GP e a faixa de rodagem, neste caso particular, é toda vossa e deve ser usada em toda a sua largura!


De uma forma geral

Todo o comportamento suspeito e/ou ilógico de um outro utilizador da via pública deve fazer-vos suspeitar do pior. Pode ser o tipo que se entretém ao telefone enquanto mastiga a sandes e regula o volume do autorádio. Não se passa uma bomba rolante destas sem o máximo de cuidado e com uma margem de segurança enorme.

Na mesma linha, desconfiem de quem circula muito lentamente. Observem a cabeça do condutor: se a vira para todos os lados, é porque procura o caminho. Pode virar ou parar a qualquer momento, sem aviso prévio. Guardem distância ou atraiam a sua atenção (buzina, sinal de luzes, aceleradela).

Quando identificarem um perigo, não foquem toda a vossa atenção nesse perigo. Outro surgirá em simultâneo ( Lei de Murphy aplicada à moto...)

Olhem sempre para o lado dum obstáculo. Não fixem o olhar onde se vão espatifar, mas sim por onde podem escapar-se. A moto seguirá o olhar, em qualquer dos casos.

Na cidade, mais que em qualquer outro ambiente onde conduzimos, a chave para uma condução segura e eficaz reside na atenção extrema à nossa envolvente e na antecipação do comportamento dos outros, bem como no conhecimento o mais profundo possível da nossa montada. Para isso, aproveitem todas as oportunidades que vos surjam (em estradas desertas, em diversos tipos de piso, etc) para praticar todas aquelas manobras e procedimentos que em caso de emergência vos poderão vir a ser úteis.

Estou a lembrar-me de que devem explorar os limites de travagem da vossa moto, frente e trás, para que quando tiverem de travar a fundo não sejam surpreendidos, devem treinar o olhar para os lados sem que a moto se desvie da trajectória (não mais de 3 segundos de cada vez!), as travagens em curva e como é que a moto reage nessas situações, andar sobre gravilha em condições controladas, em recta, devagar, travando progressivamente para se aperceberem das reacções da moto nessas condições e não ficarem em pânico quando apanharem gravilha ou terra a meio de uma curva.

Estes são apenas alguns exemplos, sem a veleidade de ser exaustivo. Sobretudo, aprendam com os vossos erros! Como tudo na vida, a prática fará a diferença entre o conhecimento teórico como este que vos deixo e a realidade do dia-a-dia.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Dicas para circular em segurança na cidade parte II
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas para circular em segurança na cidade parte I
» Dicas para uma ultrapassagem em segurança
» Dicass dos mais experientes para circular em segurança...
» Dicas Para Ser Um(a) Bom "Pendura"...
» Dicas Para Passeios Em Grupo...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Motard Albicastrense :: Geral :: Técnicas De Condução...-
Ir para: