Dicas Para Passeios Em Grupo
Artigo extraído de um outro fórum motociclista
Ganhem alguma experiência e confiança com a mota antes de se iniciarem nestes passeios. Dêem umas voltinhas sozinhos ou com algum amigo (1 mês ou dois no mínimo);
Os passeios podem tornar-se perigosos, mesmo aqueles que à partida parecem ser uma inocente volta de Sábado à tarde. A partir do momento em que se começa a querer apanhar o outro e não se respeita a experiência de cada um, tudo pode acontecer. Há que definir o andamento pelo mais lento e não tentar que estes apanhem os mais rápidos, senão isto pode resultar em acidentes e estragar o passeio...
Normalmente a velocidade de passeio organizado por moto clubes, é inferior à velocidade do dia-a-dia, visto ser uma condução mais descontraída;
Inscrições: Inscrevam-se com antecedência... Fica mais barato e dá mais tempo à organização de preparar o necessário para refeições, etc... Senão depois há queixas de falta de refeições, espaço, talheres e por aí adiante... Estejam também atentos às últimas alterações sobre o passeio (dia anterior), na página dos respectivos clubes;
Está previsto o desfile sinalizado por autoridades... Grandes grupos pode ser necessário dar conhecimento a estas... e pelo menos o primeiro e último elemento do grupo, devem circular com colete de sinalização. Deve haver também um responsável pelo grupo e se possível, em passeios grandes, a equipa de apoio/organização estar bem identificada;
Combustível: Convém chegar à zona da partida já com o depósito cheio (e a bexiga vazia...hehe) ou então deve ser feita uma paragem geral no início para meter gasolina, porque senão temos que parar cada vez que alguém chega à reserva... Podem voltar a abastecer no final do passeio e assim sempre dá para depois fazer a média do consumo;
Arranquem só depois da Organização;
Quando após paragens for retomado o andamento, certifiquem-se que já estão todos prontos antes de começarem a andar. Por exemplo, ver se todos já têm o capacete posto, porque senão temos que andar a parar para esperar uns pelos outros; A saída faz-se por fases: passar palavra ou sinal da saída, reagrupamento junto as motas, ligar motores, pôr capacete / montar mota... aguardar pelos outros e arrancar gradualmente;
Os primeiros metros de andamento, devem ser mais lentos a fim de permitir o reagrupamento, ou então fazer uma pequena paragem logo após, para ver se estão todos (há sempre alguns que ficaram no café)
Dividir o grupo "teoricamente" em pequenos grupos, assim sabemos logo se fica alguém para trás... Isto faz-se, individualmente, controlando quem vai logo à frente e quem vai logo atrás. Convém saber sempre quem é o último (mota vassoura);
Saibam o percurso e qual é a próxima paragem, ou não vão para a frente porque senão podem fazer desvios errados e originar atrasos;
Em passeios de Moto Clubes, Respeitem a Organização e não ultrapassem os elementos da frente. Sigam à risca qualquer indicação dos elementos da organização;
Mantenham um andamento normal, sempre a uma distância de segurança (frente e lateral) e não muito distante da mota à vossa frente;
Em passeios com pouca gente, abrandar e se necessário PARAR, sempre que a mota atrás, comece a se distanciar... fazendo sinal de luzes ou buzinando para a frente, eles ao se aperceberem vão fazer o mesmo;
Em passeios "organizados" e com muita gente, não convém parar... Os elementos da organização atrás, tomarão conta de qualquer avaria/atraso que ocorra. Em caso de paragem forçada de alguma mota, ultrapassem e sigam em frente. A(s) "mota vassoura" da organização tomarão conta do ocorrido.
Tentem sempre acompanhar os elementos da frente, sem andarem no vosso limite. Atrasos de uns e outros somados, provocam grandes atrasos nos passeios e dificuldade de manter o grupo unido. Se a distância que vos separa da frente é grande, vão se aproximando gradualmente sem grandes acelerações. Facilitarão a vida a quem vai atrás e não ficarão grandes espaços entre as motas.
Chegarem uns primeiro e outros bastante depois e mais uns perdidos à mistura e ainda outros que não chegaram a partir, não é passeio nenhum... Quem vai atrás e as motas mais lentas é que "marcam" o andamento e não o contrário (embora se deva tentar chegar à frente);
Cruzamentos/entroncamentos/desvios: Nestes convém ficar alguém parado a sinalizar quem vem atrás para mudar de direcção... Quem muda de direcção deve ter também o cuidado de avisar quem vem atrás de si ou de esperar para que esses o vejam a fazer a manobra... O aviso deve ser feito se possível antes e depois do cruzamento para evitar que os outros sigam direcções erradas. Se não há ninguém sigam em frente;
Manter-se alinhados alternadamente (escada/ZigZag)... um na esquerda, outro direita, esquerda, etc... assim o grupo mantém-se junto e com distâncias com uma certa segurança... (é proibido por lei circular aos pares - lado a lado, embora nos passeios isto possa levar a algumas dúvidas, visto a caravana ser como um veículo único...) Circulem de maneira que estejam a ser vistos uns pelos outros e cuidado nas ultrapassagens que muitas vezes acontecem pela direita;
Acontecem muitos acidentes em ultrapassagens de motas, porque a que ia à frente desviou para o lado, e a que ultrapassou não tomou também cuidado. Atenção também que é comum haverem ultrapassagens pela esquerda dentro da coluna, embora se devam evitar estas situações...
Rectas grandes - Alem de serem bons sítios para reagrupar, dão para fazer umas "brincadeiras", o último vai passando para a frente e assim sucessivamente. Sempre dá para "distrair" e ver o pessoal... (e as motas) Nas ultrapassagens mantenham a distancia lateral e buzinem se necessário.
Atenção aos gases de escape. Circulando muito perto ficam a cheirar a fumo e já houve quem perdesse os sentidos devido à junção do cansaço com a exposição prolongada ao Dióxido/Monóxido de carbono;
Há sempre alguém com mais experiência e alguém com menos. Convém os menos experientes irem misturados no grupo da frente, para evitar ficarem para trás sem o grupo da frente se aperceber. Quem vai à frente não deve "puxar" muito, senão os outros podem querer andar mais do que podem ou sabem e originar acidentes. Afinal passear é p´ra ver a vista ...
A circulação em grupo, não nos dá mais prioridades. Por isso atenção às regras. Nem todos facilitam a passagem quando queremos. Exemplo das rotundas, semáforos, ultrapassagens, etc... Após estas zonas, convém abrandar ou parar num local que não cause incómodo ao trânsito para reagrupar;
Deixem uma boa impressão ao circular e não façam aceleradelas de escape e raters, cavalos, etc, junto aos outros utilizadores da via pública: peões e carros, principalmente se estes tiverem a janela aberta...
Facilitem o trânsito, ultrapassagens... e "portem-se bem". Uma atitude menos correcta de um, deixa ficar mal o grupo... e os motards em geral. Vamos limpar a imagem de "maus motoqueiros" !!!
Atenção aos documentos da mota, água do radiador, fusíveis, (Spray anti-furo), etc...
Máquina fotográfica para mais tarde recordar;
Um abraço e bons passeios...
Luís João